“Isso não tem preço!”, “Saiu em conta”, “Está de graça”, “Uma pechincha”. Provavelmente você já ouviu ou disse essas expressões ao realizar uma compra que foi vantajosa e coerente com os seus interesses. Saiba que isso é resultado de uma boa precificação.
Mas, o que seria precificação?
É muito mais do que apenas etiquetar um produto em uma prateleira ou afirmar que um serviço vale “X”. Na verdade, é uma prática de avaliar fatores internos e externos a empresa e a partir disso, adaptar os preços dos produtos ou serviços de acordo aos seus objetivos. Além disso, tal prática vai mostrar ao seu cliente o valor que a sua marca possui, e consequentemente se vale a pena efetuar a sua compra ou contratação.
Desse modo, para realizar a precificação é necessário ter em mente o valor que será visto pelo cliente, levando em consideração a lucratividade, atratividade, competitividade, e os objetivos do negócio. Mas, o que acontece quando isso não é analisado?
Para deixar mais clara essa questão, trouxemos os 5 problemas decorrentes da má precificação:
1. Desvalorização da marca no mercado
Preço baixo não é sinal de grande atratividade de clientes.
Quando o preço é muito baixo a percepção de valor do cliente tende a decair, não enxergando grande qualidade naquilo que está sendo oferecido, e então optando por não efetuar a compra.
2. Dificuldade de pagamento dos impostos
Todo produto ou serviço possuem impostos associados ao seu desenvolvimento. Não considerá-los no momento de realizar a precificação é um erro grave, pois caso o preço esteja muito baixo pode reduzir as margens de lucro ou até mesmo trazer sérios prejuízos para a empresa.
3. Objetivos não atingidos por se basear no preço do concorrente
Sem dúvidas é necessário manter os olhos na concorrência, no entanto, é preciso saber que apesar de você e seu concorrente estarem no mesmo segmento as realidades são diferentes.
O que isso quer dizer? Significa que os custos do negócio, as estratégias, o planejamento, a mão de obra, cadeia de fornecedores, e dentre outros aspectos, diferem.
Adotar o mesmo preço da concorrência pode deixar o seu negócio cada vez mais longe dos objetivos.
4. Ignorar o desenvolvimento das tarefas operacionais
Não pensar nos custos operacionais é outro grande erro ao precificar, visto que, assim como o pagamento de impostos, há uma limitação do lucro obtido, impactando negativamente no dia a dia da empresa.
5. Permanência de estratégias mediante alteração do preço
Não ter uma estratégia definida é como saltar de paraquedas sem paraquedas. Não tem como dar certo, já que não se tem a noção do que e de como serão alcançados os objetivos previstos.
O consumidor pode simplesmente não absorver essa mudança de preço da melhor forma, por exemplo: um aumento no preço de um produto por conta de uma personalização, entretanto não existem estratégias para que o cliente a perceba e enxergue valor. Tal situação contribui para impactos negativos do produto no mercado.
Diante desses problemas citados fica claro o porquê de realizar uma boa precificação e a relevância disso para a sobrevivência da empresa no mercado.
Por: Arthur Felipe