O Brasil vive um difícil momento econômico, agravado pelo cenário de investimento internacional. Com a globalização, os recursos vitais para todo negócio, capital e tempo, estão cada vez mais escassos. Também o aumento da concorrência proporciona a elevação da cobrança de qualidade e controle do tempo de execução. Existem diversas formas de aprimorar a execução das atividades em uma empresa, chamados processos de melhoria da produtividade.

A grande vantagem desses processos, é que eles podem ser aplicados em conjunto, tornando as medidas ainda mais eficazes. Uma dessas medidas é o Mapeamento e Otimização de Processos. Essa ferramenta gerencial tem como objetivo constatar informações, entender e conhecer os processos produtivos, fazendo com que todas as atividades de uma empresa

estejam de acordo com o planejado, sem que haja problemas e com ocorrência de poucas modificações.

Uma empresa é sempre um aglomerado de processos. Dessa maneira, o primeiro passo é entender todas as atividades que sua empresa executa para alcançar os objetivos traçados. Os procedimentos internos, efetuados pelos funcionários, são aqueles que trazem os resultados necessários para a empresa funcionar: um produto, um serviço, uma compra de matéria-prima, uma venda, entre outros. Por isso, estas ações precisam ter a devida atenção dos gestores e administradores da empresa, facilitando na definição dos pontos fortes e fracos dos processos utilizados, podendo promover, caso haja necessidade, possíveis simplificações ou substituições dos mesmos.

Portanto, o Mapeamento e Otimização de Processos busca realizar a otimização das atividades, potencializando sua eficácia, reduzindo os custos e aumentando o desempenho. É irrecusável a utilização dessa técnica, pois, além de ser elucidativa e capaz de promover a inovação, é através dela que surgem caminhos para a evolução de uma organização e o amadurecimento de um negócio.

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