“Qualidade não é um ato, é um hábito”
-Aristóteles
Muitas empresas ainda enxergam a qualidade como forma de agregar valor ao cliente, e posteriormente conseguir fidelizá-lo, ou seja, a qualidade é vista apenas como um diferencial competitivo.
Essa forma de raciocínio é totalmente válida, contudo a qualidade na ótica das empresas deve possuir um significado e importância muito mais abrangente, não deve ser levada em conta apenas como o “ato”, mas sim como um “hábito”.
O que isso significa?
Ao levar o conceito e aplicação da qualidade para a empresa como um todo, não só nos produtos e serviços entregues ao consumidor, faz-se dela um hábito organizacional. E é nesse ponto que entra a Gestão de Qualidade no ambiente empresarial.
O que é Gestão de Qualidade?
A gestão de qualidade é uma ferramenta estratégica, voltada para o controle de processos organizacionais, englobando várias áreas empresariais. Essas ações possibilitam uma melhoria significativa nos produtos e serviços ofertados, garantindo a satisfação das necessidades do cliente.
Apesar da gestão da qualidade ser uma peça fundamental para essa mudança e aprimoramento da gestão empresarial, nem sempre as coisas foram vistas dessa maneira.
Há alguns anos, percebia-se um enfoque mais voltado para o resultado final, desconsiderando todo um percurso para se chegar aquele dado objetivo. Essa visão limitava muito o campo de visão dos gestores, que muitas vezes não faziam ideia do que poderia ser aprimorado para uma melhor gestão do negócio.
A verdade é que a gestão de qualidade é muito mais do que processos, é preciso se atentar a objetivos, pessoas, ambiente de trabalho, e dentre outros fatores.
E é por isso que trouxemos algumas dicas práticas para direcionar a aplicação da gestão de qualidade na sua empresa. Confira!
Dicas de aplicação em empresas
1. Analise seus processos
Para implantar a gestão de qualidade na sua empresa é preciso conhecer primeiramente os seus processos, isto é, onde será preciso melhorar. Atuar cegamente, não ajudará a solucionar problemas que você nem sabe se existem.
Esse estudo é fundamental para a identificação de falhas recorrentes, além de possibilitar a visualização de quais processos podem ser melhorados, ou até mesmo excluídos.
2. Converse com sua equipe
Para facilitar a análise dos processos da sua empresa, é sempre bom contar com outras opiniões e pontos de vistas, uma vez que, ninguém conhece mais determinada atividade do que o colaborador que está inserido na mesma.
Ao consultar os colaboradores, certamente você terá uma visão mais apurada sobre as atividades desenvolvidas em dado setor, além é claro, de assegurar o engajamento da equipe para com a implantação da gestão de qualidade.
3. Corrija as falhas identificadas
Depois de analisar os processos, e consultar a sua equipe de trabalho, você terá uma boa base de informações, e provavelmente, terá conhecimento sobre falhas recorrentes.
Mas, espere um pouco!
Antes de implementar mudanças, é ideal checar a viabilidade ao adotá-las, visto que em alguns casos, possa ser necessário grandes investimentos, ou um conhecimento especializado para se iniciar as correções.
4. Capacite seus colaboradores
Visando a resolução de problemas específicos, que demandam um certo grau de conhecimento técnico, torna-se necessário capacitar os colaboradores para essas situações. Afinal, as pessoas quando engajadas e capacitadas, podem facilitar o processo de implantação da gestão de qualidade empresarial.
5. Monitore
Não adianta implantar mudanças e não ter noção dos resultados produzidos pelas mesmas, não é mesmo?
Nesse caso, é fundamental o acompanhamento desses resultados. Use indicadores, registre em planilhas, e tome ações pontuais em caso de falhas, para que um padrão de qualidade seja estabelecido, garantindo a manutenção de bons resultados.
6. Comunique, comunique e comunique!
Para que a gestão de qualidade seja implantada é essencial a participação de toda a equipe, para isso é preciso que todos estejam informados sobre as mudanças e planejamentos realizados. Uma falha no sistema de comunicação pode produzir resultados desastrosos, além da desmotivação dos colaboradores, fazendo com que os mesmos não “abracem” o plano de melhoria.
São dicas valiosas, não é? Mas afinal, quais são as vantagens de tudo isso?
Vantagens
- Mais agilidade aos processos;
- Redução de custos;
- Ambiente colaborativo mais organizado;
- Entregas ao cliente com maior qualidade;
- Aumento de lucratividade;
- Fortalecimento da imagem da empresa.
Sem dúvidas, são muitos os benefícios de uma gestão de qualidade aplicada no ambiente empresarial.
Que tal dar o primeiro passo em direção ao sucesso do seu negócio?