Falar sobre a dinâmica de mercado atual é falar sobre a mentalidade de melhoria contínua. E, a medida em que mais se estabelece essa máxima, mais se entende que para melhorar continuamente, as empresas devem buscar entender seus próprios processos e modelo de negócio. Ou seja, compreende-se que, a chave para o sucesso está no autoconhecimento, porque, permitirá que as inovações e mudanças gerem impactos eficientes.
Mas o que é modelo de negócio?
É a forma com a empresa cria, entrega e captura valor. Ou seja, resumidamente, é uma classificação para o modo como a organização consegue sua receita. Quando falamos de receita, logicamente associa-se a realização de uma venda, seja de um produto ou serviço. Portanto, justamente na linha de autoconhecimento exposta anteriormente, as siglas B2B e B2C foram criadas para classificar e nortear a partir da relação estabelecida entre as empresas e os consumidores, o modelo de negócio.
Por que é tão importante classificar o modelo de negócio?
Você pode ainda estar se perguntando sobre a real importância de estabelecer essa classificação. Como exposto, conhecer o processo é essencial para melhorar a empresa. Porém, compreender o tipo de relação existente entre o seu negócio e os consumidores, fará com que os esforços para efetivar uma venda sejam acurados e assim, consequentemente, alcance-se um crescimento em vendas.
É como participar do Tiro Esportivo nas Olimpíadas, se você não consegue visualizar o seu alvo, ou mira no alvo errado, seu esforço, treinamento e tudo o que você poderia oferecer foi desperdiçado, assim como você deixa de conquistar tudo aquilo que poderia.
Dito isso, o que significam as siglas B2B e B2C?
B2B – Business To Business – De Empresa Para Empresa
Uma organização classifica-se como B2B, quando o seu público-alvo são outras empresas, assim, as vendas são realizadas entre pessoas jurídicas. Estas possuem diversas finalidades, desde uma reposição de estoque até produtos que serão consumidos pela instituição.
Por exemplo, uma empresa montadora de carros, compra os diferentes aparelhos de som que estarão em seus veículos de uma outra empresa. Este é um esforço para que a montadora consiga repassar seu produto completo para o consumidor final.
Para que essa empresa que produz os aparelhos de som para veículos tenha sucesso, é fundamental que a proposta de valor esteja adequada ao público-alvo. Ou seja, deve-se estabelecer estratégias adequadas aos desafios do seu modelo de negócio. Não adianta por exemplo investir em ações de marketing, inovações ou agregações que não influenciem ou proporcionem valor ao cliente e consumidor padrão do seu negócio.
Dessa forma, entender o seu modelo de negócio e consequentemente todas as particularidades dessa classificação, permite melhores decisões estratégicas, e, portanto, um natural desenvolvimento para empresa, sendo ela B2B ou B2C.
B2C – Business To Consumer – De Empresa Para Consumidor
Este, é o oposto do anterior. Definimos B2B como um modelo de venda de empresa para empresa, já o B2C é uma empresa vendendo para um consumidor, o cliente final. Nós, somos naturalmente consumidores, então estamos familiarizados com esse tipo de transação, por exemplo, quando compramos um produto em uma loja física ou e-commerce, ou quando contratamos um serviço que não precisa de nenhum intermédio.
A partir do momento em que a empresa entende o seu modelo de negócio como B2C, seus esforços devem ser direcionados nesse sentido. Portanto, têm-se uma abordagem totalmente diferente, desde a previsão e compreensão de demanda até as propagandas.
Sabe-se que, seja qual for o tipo de negócio, você, investidor, tem a clara intenção de conquistar clientes. Mas, como visto, não se conquistará clientes por acaso, é necessário estabelecer um alvo e colocá-lo à mira, e, estabelecer o modelo de negócio é como fechar um dos olhos, você deixa de olhar as distrações e foca no principal.
E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre B2B e B2C?
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Por: Raul Barbosa