O projeto foi iniciado com um levantamento de dados, consistindo na familiarização com o sistema de lançamento utilizado na empresa, conhecendo todo o sistema, e todos os serviços por ele oferecidos. Em seguida, foi realizada uma capacitação dos funcionários para que os colaboradores soubessem utilizar o sistema de gestão de estoque na empresa.
Também foi realizado um inventário para contagem e especificação de todos os produtos que se encontravam na loja, tanto nas prateleiras, quanto no estoque, para posterior lançamento no software e acompanhamento dos processos após a atualização. Nos meses posteriores, foi feita uma análise no sistema, já atualizado, com base na entrada e saída dos produtos, de modo a identificar o tempo e quantidade adequada de reposição de cada um.
Para finalização do projeto, foram entregues para o cliente o manual do software e também do inventário, além do relatório do giro de estoque e relatório final do projeto.
Diante disso, foi traçado como objetivo do projeto a simulação das entradas e saídas de caminhões; tempo de processamento de materiais (madeira); tempos de espera/fila – para execução de cada etapa do processo; e a média de utilização dos recursos.
Para a execução dessas atividades foi feita uma simulação no software ARENA utilizando 10 repetições em um período de tempo de 1 dia, levando em consideração a carga horária diária de 16 horas. Outro dado importante que foi levado em consideração diz respeito a carga de cada caminhão, que definiu-se como 12 fardos de madeira, tendo um tempo de chegada ao porto igual a 1 hora e 28 minutos.
Através desses relatórios de simulação que foram gerados foi possível identificar gargalos operacionais que atrasavam o andamento das outras etapas do processo. Com isso, ao final do projeto foram entregues os relatórios de simulação, além de um vídeo de apresentação das mesmas. Também foram realizados testes no software para checagem da inclusão automática, venda, e saída no cadastro de estoque. Bem como o preparo de um manual de como gerar código de barra a cada mercadoria que chegar, para que os próprios funcionários passem a realizar os cadastros.
As etapas finais do projeto se basearam na organização do layout do estoque na estrutura que já existia na empresa e na reorganização dos produtos, conforme o volume de saída e outros aspectos que proporcionariam um melhor aproveitamento do espaço por parte do cliente. Por fim, foram entregues o relatório de giro de estoque com sugestões estratégicas para as melhores compras que o cliente pode realizar e um relatório final sobre o serviço realizado.