O projeto foi iniciado a partir da coleta de todos os documentos referentes a fornecedores e marcas vendidas na loja, quais tipos de produtos são vendidos e quais marcas oferecem cada produto, para criação do código de barras. Em seguida, com base nos documentos de quantos produtos são vendidos na loja, foi criada uma ordem de atuação, para criação de códigos internos e posterior cadastramento dos produtos no Sistema Integrado Comercial (SIC).
Também foram realizados testes no software para checagem da inclusão automática, venda, e saída no cadastro de estoque. Bem como o preparo de um manual de como gerar código de barra a cada mercadoria que chegar, para que os próprios funcionários passem a realizar os cadastros.
As etapas finais do projeto se basearam na organização do layout do estoque na estrutura que já existia na empresa e na reorganização dos produtos, conforme o volume de saída e outros aspectos que proporcionariam um melhor aproveitamento do espaço por parte do cliente. Por fim, foram entregues o relatório de giro de estoque com sugestões estratégicas para as melhores compras que o cliente pode realizar e um relatório final sobre o serviço realizado.