O projeto foi realizado com foco na estruturação do layout a fim de viabilizar a ampliação de três setores do estabelecimento, mas mantendo local com o espaço otimizado, organizado e atrativo visualmente. O objetivo foi ampliar os setores de hortifruti, açougue e frios de modo a aumentar a visibilidade e facilitar o fluxo de clientes dentro do mercado, melhorando a organização do estabelecimento.
O serviço foi iniciado a partir do levantamento de dados, onde foi realizado um estudo das dimensões da fábrica para organizar o fluxo. Em seguida, a fase de tratamento dos dados levantados foi responsável pelo estudo e identificação dos pontos de melhoria, para posterior construção das plantas 2D e 3D.
As etapas finais do projeto foram constituídas por fornecer um memorial descritivo, contendo um registro técnico dos equipamentos e maquinários acerca do projeto que foi executado, bem como as mudanças propostas, a planta 2D e do modelo em 3D.
Diante disso, foi traçado como objetivo do projeto a simulação das entradas e saídas de caminhões; tempo de processamento de materiais (madeira); tempos de espera/fila – para execução de cada etapa do processo; e a média de utilização dos recursos.
Para a execução dessas atividades foi feita uma simulação no software ARENA utilizando 10 repetições em um período de tempo de 1 dia, levando em consideração a carga horária diária de 16 horas. Outro dado importante que foi levado em consideração diz respeito a carga de cada caminhão, que definiu-se como 12 fardos de madeira, tendo um tempo de chegada ao porto igual a 1 hora e 28 minutos.
Através desses relatórios de simulação que foram gerados foi possível identificar gargalos operacionais que atrasavam o andamento das outras etapas do processo. Com isso, ao final do projeto foram entregues os relatórios de simulação, além de um vídeo de apresentação das mesmas. Também foram realizados testes no software para checagem da inclusão automática, venda, e saída no cadastro de estoque. Bem como o preparo de um manual de como gerar código de barra a cada mercadoria que chegar, para que os próprios funcionários passem a realizar os cadastros.
As etapas finais do projeto se basearam na organização do layout do estoque na estrutura que já existia na empresa e na reorganização dos produtos, conforme o volume de saída e outros aspectos que proporcionariam um melhor aproveitamento do espaço por parte do cliente. Por fim, foram entregues o relatório de giro de estoque com sugestões estratégicas para as melhores compras que o cliente pode realizar e um relatório final sobre o serviço realizado.