É essencial que as empresas planejem suas estratégias e seus objetivos de acordo com o mercado em que estão inseridas, conhecendo a fundo seus pontos fracos e fortes, as oportunidades e ameaças. Conhecer o cliente se tornou fator-chave de sucesso para a sobrevivência de toda organização.

A pesquisa de mercado é crucial no desenvolvimento de estratégias e tomada de decisões. Através da pesquisa, a empresa coletará informações acerca do que os clientes pensam, de que eles gostam o que eles querem e como chegar até eles da maneira mais eficaz possível; é portanto, a principal ferramenta para identificar as oportunidades do mercado.

Veja 4 benefícios da pesquisa de mercado:

1. Permite conhecer o consumidor: Sem os consumidores nenhum negócio vai para frente. Uma pesquisa de mercado é capaz de indicar as preferências, necessidades e gostos do seu público.

2. Possibilita conhecer a concorrência: Devemos nos inspirar em casos de sucesso e aprender com os erros de quem disputa mercado conosco.

3. Ajuda a direcionar novos produtos ou serviços: Com dados concretos sobre as

necessidades e receptividade do mercado é possível desenvolver produtos e serviços que realmente agradem ao público.

4. Mede a satisfação do consumidor: A satisfação do consumidor envolve muitos fatores, tais como qualidade do produto, atendimento recebido, o aparecimento de possíveis problemas e suas soluções (ou não), agilidade na entrega, integridade do produto e mais.

Portanto, várias práticas podem ser feitas com o uso do resultado de uma pesquisa de mercado. Utilize essa ferramenta a seu favor e ganhe vantagens competitivas para obter sucesso no seu negócio.

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