Entenda como funciona cada processoClique e saiba mais
Controle Estatístico de Processos
Ferramenta 5S
Ferramentas Gerenciais da Qualidade
Pesquisa de Satisfação
Entenda mais sobre
Controle Estatístico de Processos
O Controle Estatístico do Processo (CEP) é uma ferramenta da qualidade que serve para identificar falhas que possuem o potencial de prejudicar os resultados dos processos avaliados, permitindo um menor tempo de reação da empresa e possibilitando o seu foco na melhoria contínua.
Rápida identificação de falhas
Melhora significativa da qualidade, mediante redução de falhas
Maior estabilidade dos processos
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O que é?
O Controle Estatístico do Processo é um método que serve para controlar os resultados de um fluxo produtivo, lançando mão de indicadores de desempenho, a fim de garantir a qualidade dos produtos. Tem como objetivo analisar um produto ou serviço durante o seu processo de produção, identificando inconformidades para que a causa raiz seja encontrada e eliminada, estabilizando o processo e por fim, evitando a ocorrência de mais variações.
Quais os sintomas?
Processos imprevisíveis
Adoção de medidas corretivas ao invés de preventivas
Alta variabilidade dos processos
Inconstância nos resultados
Benefícios
Redução de produtos/serviços defeituosos
Previsibilidade dos processos
Maior controle sobre o processo
Constância nos resultados
Entregas
Sistema de fornecimento de relatórios e acompanhamento de processos;
Manual descritivo: Manual contendo KPI’s e metas estabelecidas do processo, e indicação do melhor sistema para armazenamento dos dados a serem inseridos posteriormente no sistema de acompanhamento de processos;
Manual técnico para ajustes: Manual contendo informações técnicas do sistema, para posteriores modificações/projetos.
Ferramenta 5S
O 5S é uma técnica oriunda do Japão, formada por 5 sensos (utilização, organização, limpeza, saúde e disciplina), que visa modificar o cenário caótico e desordenado da sua empresa, tornando o ambiente de trabalho de qualquer estabelecimento mais organizado e produtivo.
Otimização das tarefas
Aumento da produtividade
Previsibilidade das operações
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O que é?
O 5S é um programa de gestão da qualidade que visa aperfeiçoar aspectos voltados para organização, limpeza e padronização de uma empresa. O mesmo é implantado através de um plano estratégico para que alguns pontos fundamentais da empresa apresentem melhorias em direção à qualidade total. Temos como fatores essenciais dessa metodologia os 5 sensos, que são: Seiri – Senso de utilização (utilize o que for necessário); Seiton – Senso de organização (facilidade de encontrar o que se procura); Seiso – Senso de limpeza (mantenha o ambiente limpo); Seiketsu – Senso de saúde (todos devem cuidar da sua higiene); e Shitsuke – Senso de disciplina (faça com que a metodologia seja aplicada na organização).
Quais os sintomas?
Ausência de organização no ambiente de trabalho
Colaboradores não cooperam com a organização do espaço
Não existem padrões de trabalho estabelecidos para a empresa
Dificuldades em encontrar documentos ou outros arquivos
Benefícios
Redução de desperdícios de recursos
Aumento da eficiência operacional
Maior organização do ambiente de trabalho
Aumento da produtividade
Entregas
Capacitação: Transmitir aos colaboradores da empresa sobre as etapas e a importância da implementação da metodologia.
Acompanhamento na implementação: Direcionamento e acompanhamento na implementação da ferramenta.
Relatório: Relatório contendo as modificações feitas e os resultados observados pela equipe do projeto e os colaboradores da empresa.
Ferramentas Gerenciais da Qualidade
As ferramentas da qualidade são um conjunto de métodos e técnicas para identificar e orientar na resolução de problemas enfrentados pelo seu negócio, garantindo melhores resultados e a sobrevivência da sua empresa.
Redução de custos
Maior satisfação dos clientes
Controle sobre os processos
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O que é?
As ferramentas gerenciais da qualidade são orientadas para a resolução de problemas. Essas ferramentas são utilizadas para definir, medir, analisar e propor alternativas de solução, a fim de trazer resultados positivos para as empresas, tudo isso baseado em fatos e dados. As ferramentas mais utilizadas são: Diagramas, fluxogramas, esquemas, histogramas, etc.
Quais os sintomas?
Insatisfação dos clientes quanto ao produto ou serviço prestado
Baixa qualidade dos produtos
Desconhecimento das causas que afetam a produtividade
Baixa produtividade
Benefícios
Maior lucratividade
Otimização dos processos
Maior qualidade dos produtos
Maior conhecimento das causas dos problemas
Entregas
Relatório Final: relatório contendo os dados levantados através das ferramentas que foram utilizadas (Gráfico de Pareto, Diagrama de causa e efeitos, Diagrama de Afinidade, Diagrama de Relações, Matriz de Relações, Fluxograma, Carta de Controle, Gráfico de Dispersão e etc.) Tais ferramentas poderão ser utilizadas de acordo com a necessidade de cada serviço.
Pesquisa de Satisfação
A pesquisa de satisfação é uma maneira eficiente de determinar se a sua empresa está entregando um bom produto ou serviço para o mercado, podendo mudar estratégias ou não, a fim de satisfazer o cliente da melhor forma.
Aumento da qualidade do produto/serviço
Reconhecimento da empresa
Maior competitividade de mercado
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O que é?
A pesquisa de satisfação dos clientes é a melhor forma de garantir que os objetivos da sua empresa estão sendo atingidos. Ao medir a satisfação do cliente, o dono do negócio pode entender melhor quais são os pontos de melhoria para o produto/serviço e assegurar que os clientes insatisfeitos estão sendo ouvidos. Com isso, será possível fidelizar o cliente, entender as oportunidades do negócio e saber quais são os desafios a serem enfrentados.
Quais os sintomas?
Desconhecimento da qualidade dos produtos/serviços
Evasão de clientes para a concorrência
Altos índices de reclamações dos clientes
Desconhecimento de melhorias dos produtos/serviços
Benefícios
Melhor posicionamento de mercado
Maior conhecimento das necessidades dos clientes
Aumento da captação de novos clientes
Fidelização de clientes antigos
Entregas
Relatório final: relatório contendo os dados coletados e apresentados de forma gráfica, além de conclusões acerca das avaliações realizadas.