Não é um segredo para ninguém que o planejamento financeiro é uma das etapas mais complexas quando se quer abrir um negócio, e até mesmo em empresas já consolidadas, quando se trata desse controle de finanças é muito comum que os empresários não deem devida atenção nesse aspecto. Na verdade, segundo dados do SPC Brasil, 6 em cada 10 brasileiros admitem que nunca, ou somente às vezes, dedicam tempo a atividades de controle da sua própria vida financeira. Preocupante, não é?
Mas se engana quem pensa que o planejamento financeiro se trata somente de controlar o que entra e sai de dinheiro numa empresa, na realidade, o planejamento financeiro é responsável por:
- Aplicar, negociar, e captar os recursos financeiros;
- Controlar a disponibilização de crédito para clientes;
- Montar planos de ação voltados para melhorias com base na análise de dados;
- Organizar e controlar os registros e conferência dos documentos;
- E claro, controlar o caixa através de checagem de pagamentos e recebimentos.
Por esse motivo, nessa matéria trouxemos os principais riscos que você pode enfrentar em deixar de priorizar o planejamento financeiro ao abrir o seu próprio negócio e os principais benefícios que esse controle pode trazer para sua empresa.
Dentre as diversas consequências, tem-se como exemplo:
- Ausência de informações sobre a entrada de dinheiro, por falta de controle do movimento de caixa;
- Falta de controle do ciclo financeiro das operações, impossibilitando a administração do capital de giro;
- Não conhecer com exatidão seus custos e despesas, tendo como consequência a impossibilidade de calcular o preço de venda corretamente;
- Não ter controle do seu estoque, contas a pagar e despesas fixas, visto que não há um registro adequado de todas as transações;
É muito perceptível a infinidade de problemas que isso pode trazer, certo? Mas se ainda não está totalmente convencido, trouxemos algumas razões para te provar o porquê um controle financeiro (feito de forma adequada) pode alavancar (e muito!) o seu negócio.
Listamos a seguir:
- Redução de custos;
- Maior tranquilidade financeira;
- Aumentar a segurança dos dados;
- Ampliar os rendimentos;
- Liberdade para tomar decisões;
- E, principalmente, elimine as surpresas desagradáveis no final do mês!