O famoso sistema de entregas por aplicativo, apelidado de delivery, ganhou bastante repercussão em 2020 com a pandemia mundial do COVID-19, impactando diretamente no fechamento de estabelecimentos não essenciais, como bares e restaurantes, e no isolamento social, concentrando grande parte da população em casa.
A partir da aparição dos primeiros casos do vírus no Brasil, tendo como foco inicial a região metropolitana do estado de São Paulo, muitas empresas, principalmente do ramo alimentício, tiverem que fechar as portas, adotando medidas alternativas para manter o faturamento.
Conforme uma pesquisa do Sebrae, realizada de maneira online, 58,9% dos empresários entrevistados afirmam que interromperam o funcionamento do seu negócio temporariamente, e dos 31% que disseram que adotaram outras formas para continuar operando, 41,9% relataram estarem adotando entregas online. Os dados mostraram também que mesmo antes da crise a maioria das empresas não se encontravam com boa saúde financeira, sendo que a queda no faturamento considerando um espaço amostral de 15 milhões, foi de cerca de 75%.
Por que devo adotar o delivery?
“Entre micro e pequenas empresas que tiveram crescimento na receita durante a crise, cerca de 48% mudaram o modo de funcionamento, apostando mais em entregas online e serviços na internet.”
– Carlos Melles, presidente do Sebrae
Aplicativos populares de delivery forneceram um apoio aos empresários ingressantes nas plataformas, como é o exemplo do Uber EATS, que irá oferecer entregas gratuitas para clientes que realizarem pedidos em restaurantes independentes, além de aumentar as ações do marketing digital dos pequenos negócios, via e-mail e pelo próprio aplicativo. Ademais, o iFood em conjunto com o Sebrae prepararam conteúdos para os pequenos empreendimentos, com o intuito de auxiliar na implementação do delivery nos estabelecimentos, seguindo os procedimentos, orientações e normas necessárias.
De acordo com o presidente do Sindhobar (Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília), Jael Antônio da Silva, atualmente, o melhor para a saúde pública é fazer os pedidos por entrega e não sair de casa.
“Nos últimos dias, antes do comércio fechar, houve uma queda de venda em salão e um aumento na venda de delivery na faixa de 20 a 30%”, ressalta.
– Jael Antônio da Silva
Logo, a adoção do sistema de entregas diante a pandemia é a opção mais vantajosa, principalmente para os negócios que estão paralisados e com perda de faturamento.
Qual o impacto no meu negócio?
A adoção do delivery nos serviços é uma alternativa para continuar as vendas em empresas impossibilitadas de abrir durante a quarentena. Segundo o presidente do Conselho de Economia do DF, César Bergo, determinadas áreas tendem a aumentar o número de pedidos.
“Alguns segmentos devem crescer, como por exemplo o farmacêutico e o alimentício”, comentou.
– César Bergo, presidente do Conselho de Economia do DF
Dados do aplicativo Rappi também apontam para este crescimento, desde o início da pandemia. Na América Latina, a alta foi de cerca de 30%, com destaque para pedidos de farmácias, restaurantes e supermercados, de acordo com a empresa.
Também vale ressaltar que o delivery está servindo como incentivo para o micro-empreendedorismo individual, onde várias pessoas estão produzindo pratos culinários, produtos artesanais e máscaras em suas próprias residências, com auxílio das plataformas digitais para realização de entregas. Um exemplo disso é o médico veterinário Ricardo Alarcon Santos Filho, que diante a pandemia se reinventou no mercado, criando um delivery de hambúrgueres em São João da Boa vista.
Quais as vantagens desse tipo de entrega?
Segundo o site Guia da Lanchonete temos como principais vantagens dessa adoção:
- O aumento do número de clientes devido a maior visibilidade do seu negócio.
- A intensificação das vendas e a constância do faturamento da empresa;
- Consolidação da marca no mercado;
- Redução de despesas fixas do estabelecimento.
Mas como implemento no meu negócio?
O sistema de entregas online ainda é algo novo no mundo dos negócios e está sendo implementado por várias empresas nessa crise. Diante disso, muitos empresários estão tendo dificuldades nessa mudança já que não possuem um direcionamento adequado, tendo como consequências a perda de faturamento, acúmulo de dívidas e críticas dos clientes, por conta do atendimento sem nenhum tipo de preparação conforme as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Dessa forma, torna-se imprescindível que o responsável pelo estabelecimento tome algumas atitudes antes e depois da implementação do delivery.
Medidas que devem ser tomadas antes:
- Negociação com o fornecedor:
Desde o começo da pandemia, muitas empresas estão tendo dificuldade em manter o seu negócio diante da ausência de receita e do acúmulo de contas atrasadas, impactando diretamente na alteração do seu ciclo financeiro (que se trata do intervalo entre o prazo médio de recebimento do produto pelos fornecedores e o prazo médio do pagamento pelos clientes). Logo, torna-se necessário negociar com os fornecedores prazos mais longos de pagamento e adotar medidas para diminuir a taxa de inadimplência dos clientes, como por exemplo, a adoção do pagamento recorrente.
- Avaliação da demanda de estoque:
Tendo em mente a situação atual, é importante analisar todos os seus produtos a fim de priorizar aqueles que podem ser adaptados a essa nova proposta, e que gerem mais receita ao seu negócio.
- Presença digital:
Por conta do isolamento social, as pessoas estão ficando cada vez mais em casa, fazendo um maior uso das redes sociais como WhatsApp e Instagram e realizando compras online em plataformas digitais.
Por essa razão, verifica-se que a pandemia aumentou a taxa de digitalização dos negócios, um aumento que aconteceria em anos, está acontecendo em meses. Logo, observa-se a necessidade dos negócios se adaptarem ao meio digital, intensificando sua presença nas redes sociais e estreando seus serviços/produtos em aplicativos mobile de entregas.
Medidas que devem ser tomadas depois:
- Custo benefício e segurança:
A taxa de compras por delivery aumentou muito nos últimos meses, logo, os consumidores estão buscando cada vez mais serviços que forneçam:
- Entrega ágil com frete gratuito;
- Preço competitivo;
- Alto nível de segurança ao realizar a transação com o cliente e entregar o produto (motorista com máscara e álcool em gel, além de embalagens descartáveis);
- Bom atendimento.
Ao adotar todas essas medidas, a sua empresa necessita se destacar no mercado, entregando um serviço de alta qualidade para alcançar a receita almejada. Para isso é preciso ter algumas táticas, como por exemplo a utilização de aplicativos de entregas que exibam as notas e os comentários do clientes, para, a partir disso, propor melhorias contínuas em seu serviço.
Após ter compreendido todos os argumentos discorridos ao decorrer da matéria, verifica-se o quanto o mercado pode ser alterado diante de uma pandemia global, estabelecendo novas tendências e propondo alternativas para os setores que possuíam os mesmos padrões há anos, sem uma mudança drástica em sua estrutura.
O delivery é uma alternativa nesse cenário devido ao seu grande impacto nos negócios, provocando um aumento no faturamento e servindo como solução para evitar o fechamento em massa das empresas, além, é claro, das vantagens e métodos da sua implantação. Desse modo, observa-se o quanto está flexível aos fatores externos da sua organização a adoção de um sistema de entregas online e a presença em meios digitais, proporcionando oportunidades pouco exploradas no mercado.
Por: Matheus Carvalho