Inovação se trata da criação de processos, produtos e ideias mais eficazes. Para uma empresa, pode significar o acréscimo de ideias, melhora nos serviços ou criação de produtos eficientes. Atuando como um catalisador que pode fazer com que a sua empresa cresça, ajudando-a se adaptar no mercado.

Além disso, permite que as organizações continuem relevantes nos cenários competitivos, permitindo desempenhar um papel importante no crescimento econômico da sociedade.

Entende-se que inovação se trata de mudar seu modelo de negócios e fazer alterações no ambiente existente, para oferecer produtos e serviços cada vez melhores. 

Sendo assim, inovação em negócios pode ser traduzido como a “introdução de algo novo”. Porém, não se trata de apenas inventar algo, como o Iphone, precisa também ser lançado e apresentado ao mercado. Essa definição não diz respeito apenas a novos produtos e serviços, mas também em muitas outras áreas, como processos, negócios ou modelos de negócios, que são por si só, as principais fontes de inovação.

A importância do timing

Você já sabe o que é inovação em empresas. Mas, você sabe qual o momento certo de inovar?

Quando o assunto é inovação, existem inúmeras maneiras para as coisas darem errado, sendo um dos mais comuns o tempo incorreto de aplicação.

Se você conseguir acertar o momento correto, suas inovações se beneficiarão do hype (situação na qual um assunto, ideia ou produto está em alta) que haverá quando as grandes empresas estiverem migrando do antigo para o novo. Com o tempo certo, até poucos esforços poderão levar a resultados extraordinários. 

Por outro lado, se você entrar no momento incorreto, falhará quase que inevitavelmente, mesmo se sua ideia e execução forem excepcionais, fazendo com que você tenha que se esforçar muito mais com o objetivo de atingir os mesmos resultados.

Dentre os erros de aplicação da inovação, as falhas no timing são as mais comuns, especialmente quando a aplicação é realizada tarde demais. Em muitos casos porque não querem gastar dinheiro com pesquisa e desenvolvimento, esperam para ver uma tendência se desenvolver e se tornar consolidada, em seguida, procuram tentar seguir a onda da inovação. Apesar de ser uma estratégia interessante, se tornou muito mais difícil de se implementar na era digital em que vivemos.

O outro erro possível em relação ao timing, é chegar cedo demais. Por exemplo, você pode ser um empreendedor prematuro caso tente criar um negócio com uma tecnologia que simplesmente não funcione ou que não esteja pronta para o uso comercial.

tempo gifs | WiffleGif

Infelizmente não existe uma fórmula comprovada para acertar o tempo correto para a inovação, mas caso tenha interesse em entender um pouco melhor sobre este fenômeno, existem ferramentas como o ciclo de hype e a lei de Wright, que podem auxiliar na tentativa da identificação do momento correto de aplicação. 

Agora que já sabemos o significado e o momento correto para inovar. Que tal ter algumas razões para inovar?

É necessário encontrar respostas criativas para resolver certos problemas nos negócios. Na maioria das vezes enfrentamos problemas que parecem não ter fim. Para solucionar isso, é importante sair do senso comum com o intuito de encontrar uma resposta que nunca encontrou. Dessa forma, você pode criar o seu produto, armazenar seu inventário e encontrar uma solução criativa para melhorar seus negócios.

Caso a empresa esteja com excesso de trabalho, é hora de inovar e tornar as coisas mais produtivas. Para fazer isso, comece a encontrar novos processos.

Muitas inovações nos negócios acontecem, tornando os processos de negócios existentes menos caros, menos demorados para serem concluídos e mais sustentáveis. Essas mudanças economizam tempo e facilitam a adaptação de uma organização às mudanças com agilidade, o que diminui a volatilidade e os riscos. 

Sua empresa se encaixa em um nicho ou setor específico e por causa disso, está longe de ser a única que trabalha com o seu seguimento. A inovação correta, permitirá que você ofereça algo único aos seus clientes, fazendo com que seja um diferencial em tanto. Se trata de algo inusitado, mas é assim que as melhores inovações funcionam, os inovadores pegam produtos e/ou serviços populares no mercado e os tornam ainda melhores. Isso faz com que as marcas se destaquem no mercado e facilita o aumento de receita das empresas.

É necessário criar novas ideias que atendam às necessidades dos clientes, se você quiser ter o poder de permanecer no jogo, pois as necessidades deles estão mudando constantemente. Um dia podem precisar exatamente do que você tem a oferecer e no dia seguinte, podem precisar de outra coisa. Você não pode atender às necessidades de seus clientes a longo prazo, a menos que esteja disposto a inovar, pois se permanecer estagnado, sua empresa acabará fracassando.

Inovadores querem trabalhar em empresas inovadoras. Caso você queira essas pessoas trabalhando em sua empresa, terá que implementar a cultura de inovação em seu ambiente de trabalho, isso é bom porque fará com que você experimente o crescimento, se destaque ainda mais de seus concorrentes e que atenda as necessidades de seus clientes de maneiras nunca imaginadas antes.

Ao se tornar inovadora, sua empresa também se torna popular perante o mercado. Isso é importante, pois muitas organizações, devido ao meio competitivo em que vive, e por oferecer os produtos e serviços da mesma forma que os concorrentes, são obrigadas a fazer investimentos altos em publicidade e marketing para tentar se destacar dos concorrentes.

Polegar para cima GIFs - Mais de 100 peças de imagens animadas

Você sabia que inovação não está apenas atrelada criação de um produto ou serviço?

Existem muitos outros exemplos de inovação nos negócios, incluindo:

Criando um produto totalmente novo, junto com a oferta principal de uma empresa, como a Apple lançando o smartphone, permitindo a junção de vários eletrônicos em um só.

Você pode inovar desenvolvendo uma nova maneira de ser mais eficiente no negócio. Um exemplo interessante é a Amazon usando robôs nos armazéns. Outro exemplo é a famosa linha de produção implementada por Henry Ford no início do século 20.

Existem vários modelos de negócios inovadores, os mais famosos são os pioneiros em seu seguimento de atuação, entre eles podemos destacar serviços de assinatura como a Netflix e Spotify.

Este tipo de inovação se trata de interagir de forma diferente com os clientes, como por exemplo, a Tesla permitindo clientes comprarem carros pela internet, ou como a varejista online Zappos, quando coloca o atendimento ao cliente em primeiro lugar.

O que fazer?

A inovação permite que as empresas se tornem mais eficientes, com visão de futuro e mais lucrativas. Pequenas ideias podem acabar levando a ideias maiores que podem se tornar revolucionárias, e começar é a parte mais difícil, pois há inúmeras formas de abordar a inovação.

Uma sugestão é, desenvolva suas habilidades pessoais, juntamente com os pontos relacionados ao negócio. Se você for um empreendedor, observe o mercado, veja quais são as oportunidades e/ou necessidades não atendidas e tente encaixar o mais rápido possível, um mínimo produto viável ou serviço nessas lacunas, pois uma ideia sem execução não vale de nada.

Caso esteja em uma organização a regra é a mesma, procure as oportunidades de melhoria, ouça os clientes e pense em novas formas de ajuda-los no dia-a-dia. 

Por: Jhonatas Marinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *