Inovação se trata da criação de processos, produtos e ideias mais eficazes. Para uma empresa, pode significar o acréscimo de ideias, melhora nos serviços ou criação de produtos eficientes. Atuando como um catalisador que pode fazer com que a sua empresa cresça, ajudando-a se adaptar no mercado.
Além disso, permite que as organizações continuem relevantes nos cenários competitivos, permitindo desempenhar um papel importante no crescimento econômico da sociedade.
Entende-se que inovação se trata de mudar seu modelo de negócios e fazer alterações no ambiente existente, para oferecer produtos e serviços cada vez melhores.
Sendo assim, inovação em negócios pode ser traduzido como a “introdução de algo novo”. Porém, não se trata de apenas inventar algo, como o Iphone, precisa também ser lançado e apresentado ao mercado. Essa definição não diz respeito apenas a novos produtos e serviços, mas também em muitas outras áreas, como processos, negócios ou modelos de negócios, que são por si só, as principais fontes de inovação.
A importância do timing
Você já sabe o que é inovação em empresas. Mas, você sabe qual o momento certo de inovar?
Quando o assunto é inovação, existem inúmeras maneiras para as coisas darem errado, sendo um dos mais comuns o tempo incorreto de aplicação.
Se você conseguir acertar o momento correto, suas inovações se beneficiarão do hype (situação na qual um assunto, ideia ou produto está em alta) que haverá quando as grandes empresas estiverem migrando do antigo para o novo. Com o tempo certo, até poucos esforços poderão levar a resultados extraordinários.
Por outro lado, se você entrar no momento incorreto, falhará quase que inevitavelmente, mesmo se sua ideia e execução forem excepcionais, fazendo com que você tenha que se esforçar muito mais com o objetivo de atingir os mesmos resultados.
Dentre os erros de aplicação da inovação, as falhas no timing são as mais comuns, especialmente quando a aplicação é realizada tarde demais. Em muitos casos porque não querem gastar dinheiro com pesquisa e desenvolvimento, esperam para ver uma tendência se desenvolver e se tornar consolidada, em seguida, procuram tentar seguir a onda da inovação. Apesar de ser uma estratégia interessante, se tornou muito mais difícil de se implementar na era digital em que vivemos.
O outro erro possível em relação ao timing, é chegar cedo demais. Por exemplo, você pode ser um empreendedor prematuro caso tente criar um negócio com uma tecnologia que simplesmente não funcione ou que não esteja pronta para o uso comercial.
Infelizmente não existe uma fórmula comprovada para acertar o tempo correto para a inovação, mas caso tenha interesse em entender um pouco melhor sobre este fenômeno, existem ferramentas como o ciclo de hype e a lei de Wright, que podem auxiliar na tentativa da identificação do momento correto de aplicação.
Agora que já sabemos o significado e o momento correto para inovar. Que tal ter algumas razões para inovar?
- Melhor resolução de problemas
É necessário encontrar respostas criativas para resolver certos problemas nos negócios. Na maioria das vezes enfrentamos problemas que parecem não ter fim. Para solucionar isso, é importante sair do senso comum com o intuito de encontrar uma resposta que nunca encontrou. Dessa forma, você pode criar o seu produto, armazenar seu inventário e encontrar uma solução criativa para melhorar seus negócios.
- Aumentar a produtividade – Maior eficiência
Caso a empresa esteja com excesso de trabalho, é hora de inovar e tornar as coisas mais produtivas. Para fazer isso, comece a encontrar novos processos.
Muitas inovações nos negócios acontecem, tornando os processos de negócios existentes menos caros, menos demorados para serem concluídos e mais sustentáveis. Essas mudanças economizam tempo e facilitam a adaptação de uma organização às mudanças com agilidade, o que diminui a volatilidade e os riscos.
- Destacar-se dos concorrentes
Sua empresa se encaixa em um nicho ou setor específico e por causa disso, está longe de ser a única que trabalha com o seu seguimento. A inovação correta, permitirá que você ofereça algo único aos seus clientes, fazendo com que seja um diferencial em tanto. Se trata de algo inusitado, mas é assim que as melhores inovações funcionam, os inovadores pegam produtos e/ou serviços populares no mercado e os tornam ainda melhores. Isso faz com que as marcas se destaquem no mercado e facilita o aumento de receita das empresas.
- Atender as necessidades dos clientes
É necessário criar novas ideias que atendam às necessidades dos clientes, se você quiser ter o poder de permanecer no jogo, pois as necessidades deles estão mudando constantemente. Um dia podem precisar exatamente do que você tem a oferecer e no dia seguinte, podem precisar de outra coisa. Você não pode atender às necessidades de seus clientes a longo prazo, a menos que esteja disposto a inovar, pois se permanecer estagnado, sua empresa acabará fracassando.
- Atrair inovadores para sua empresa
Inovadores querem trabalhar em empresas inovadoras. Caso você queira essas pessoas trabalhando em sua empresa, terá que implementar a cultura de inovação em seu ambiente de trabalho, isso é bom porque fará com que você experimente o crescimento, se destaque ainda mais de seus concorrentes e que atenda as necessidades de seus clientes de maneiras nunca imaginadas antes.
- Percepção da marca
Ao se tornar inovadora, sua empresa também se torna popular perante o mercado. Isso é importante, pois muitas organizações, devido ao meio competitivo em que vive, e por oferecer os produtos e serviços da mesma forma que os concorrentes, são obrigadas a fazer investimentos altos em publicidade e marketing para tentar se destacar dos concorrentes.
Você sabia que inovação não está apenas atrelada criação de um produto ou serviço?
Existem muitos outros exemplos de inovação nos negócios, incluindo:
- Inovação de produtos
Criando um produto totalmente novo, junto com a oferta principal de uma empresa, como a Apple lançando o smartphone, permitindo a junção de vários eletrônicos em um só.
- Inovação de processos
Você pode inovar desenvolvendo uma nova maneira de ser mais eficiente no negócio. Um exemplo interessante é a Amazon usando robôs nos armazéns. Outro exemplo é a famosa linha de produção implementada por Henry Ford no início do século 20.
- Inovação em modelos de negócio
Existem vários modelos de negócios inovadores, os mais famosos são os pioneiros em seu seguimento de atuação, entre eles podemos destacar serviços de assinatura como a Netflix e Spotify.
- Inovação na relação com os clientes
Este tipo de inovação se trata de interagir de forma diferente com os clientes, como por exemplo, a Tesla permitindo clientes comprarem carros pela internet, ou como a varejista online Zappos, quando coloca o atendimento ao cliente em primeiro lugar.
O que fazer?
A inovação permite que as empresas se tornem mais eficientes, com visão de futuro e mais lucrativas. Pequenas ideias podem acabar levando a ideias maiores que podem se tornar revolucionárias, e começar é a parte mais difícil, pois há inúmeras formas de abordar a inovação.
Uma sugestão é, desenvolva suas habilidades pessoais, juntamente com os pontos relacionados ao negócio. Se você for um empreendedor, observe o mercado, veja quais são as oportunidades e/ou necessidades não atendidas e tente encaixar o mais rápido possível, um mínimo produto viável ou serviço nessas lacunas, pois uma ideia sem execução não vale de nada.
Caso esteja em uma organização a regra é a mesma, procure as oportunidades de melhoria, ouça os clientes e pense em novas formas de ajuda-los no dia-a-dia.