Você certamente já leu ou ouviu falar algo sobre o Movimento Empresa Júnior (MEJ). Mas, se ainda não conhece, é uma associação sem fins lucrativos voltada para alunos do ensino superior com o objetivo de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do país e para formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho.
Mas afinal, qual o diferencial de ser um empresário júnior e por que você deve se tornar um?
Listamos algumas razões para te provar a importância de fazer parte desse movimento:
1. Experiência prática
Esse é um dos principais objetivos de se estar numa empresa júnior. Durante os anos de graduação diante de toda a carga teórica aprendida, é comum que o estudante fique impossibilitado de saber como aplicar tudo aquilo que aprendeu e não esteja suficientemente preparado para ingressar no mercado de trabalho, visto que nunca teve contato com um ambiente empresarial. Por conta disso, o papel de uma empresa júnior é intermediar o contato do membro com o mercado de trabalho através de projetos e serviços realizados dentro do seu nicho de conhecimento, como forma do estudante aplicar o que foi visto em sala de aula entendendo a realidade e os desafios de um ambiente de negócios.
2. Vivência empresarial
Um dos propósitos da empresa júnior é proporcionar uma vivência empresarial dentro da universidade. A cada dia as empresas procuram mais profissionais completos que, além de uma boa formação acadêmica também são ótimos líderes. Por isso esse fator se faz muito importante, já que prepara o aluno para um futuro contato com empresas, conhecendo mais sobre o funcionamento de uma organização e desenvolvendo habilidades necessárias para ter uma boa vivência no trabalho, como: oratória, trabalho em equipe, autodisciplina e persistência.
3. Desenvolvimento pessoal
O autoconhecimento sobre suas capacidades, qualidades, defeitos, sonhos e o objetivos é constantemente trabalhado e pode se tornar um diferencial no mercado de trabalho. O incentivo à liderança fará com que o membro tenha oportunidade de aprimorar habilidades técnicas e tenha inteligência emocional para gerir sua equipe, sendo capaz de desenvolver seus liderados e trabalhar em conjunto com pessoas de diferentes personalidades, mas com um objetivo em comum.
4. Networking
Manter bons contatos é essencial para lidar com possíveis problemas em qualquer negócio. O Movimento Empresa Júnior é um incentivador das práticas de benchmarking através do contato com inúmeras pessoas, tanto profissionais quanto empresários juniores para troca de experiências, ideias e informações, sendo bastante útil para toda a empresa.
5. Impacto social
“Formar por meio da vivência empresarial empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil.”
Essa é a missão da Brasil Júnior. O movimento tem o objetivo de melhorar a realidade dos negócios do país, através de projetos para empresas de pequeno porte com baixo custo e alta qualidade, mantendo o compromisso com a ética e a verdade. O empresário júnior deseja construir um cenário mais empreendedor e que ajude a reverter o quadro de instabilidades do país, com pessoas mais motivadas e que acreditam em novas soluções em tempos difíceis.