Sejamos sinceros, quem é que não gosta de ser recebido em um local com simpatia? Pois então, essa emoção contagia e faz com que os clientes se sintam acolhidos e com isso tendem a comprar mais (o que é bom, certo?).

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Por isso, existe uma relação imensamente direta dos clientes com uma respectiva organização, e ela deve ser intensificada sempre, visto que as opiniões e percepções que cada cliente traz acerca da empresa, tornam mapeáveis todas as suas expectativas, assim, estas podem ser atendidas.

Esse fator se mostra decisório para a fidelização do mesmo. Portanto, a forma como o cliente é recebido na sua empresa, ou seja, o atendimento que ele recebe sempre será um grande distintivo que fará sua organização se destacar perante a concorrência. Toda e qualquer empresa deve apostar no bom atendimento e recepção dos seus clientes, incluindo, por exemplo os supermercados.

Mas, qual a melhor forma de oferecer um bom atendimento ao cliente em um supermercado?

Para que uma organização se mantenha concorrente no cenário, é necessária a adoção de estratégias relacionadas a todos os seus setores. Essas estratégias irão sempre demonstrar qual o melhor caminho a ser seguido, para que esta empresa obtenha destaque e a sua imagem seja percebida como referência. Dessa forma, separamos 5 dicas de como melhorar o atendimento no seu supermercado.

1- Conheça seus clientes e suas dores

Primeiramente, é importante saber quais são os motivos pelos quais o cliente precisa do seu produto, e ao se tratar de produto não estamos falando dos materiais em si, mas tudo aquilo que você oferece. Alguns fatores costumam ser considerados e priorizados quando se trata do processo de escolha de um respectivo supermercado, pode-se citar:

2- Saiba ouvir feedbacks positivos e negativos

É de suma importância saber ouvir os relatos dos clientes para saber onde está o erro ou acerto e evoluir com o mesmo através de processos para filtrar e entender esses feedbacks coletados pela equipe de gerência. Sejam esses contatos presenciais ou à distância (por meio das mídias sociais), diretos ou indiretos, pesquisas de satisfação, ouvidorias ou aplicativos implementados. Todas as opiniões são válidas pois mostram uma visão externa e de outro ângulo do seu negócio.

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“Você tem que ouvir”

3- Treine colaboradores

Seus colaboradores devem estar interligados e proporcionando uma boa relação pessoal ao se deslocarem e interagirem com os seus clientes. Seja para tirar dúvidas, disporem opiniões, ajudar a carregar produtos (ou trazer um carrinho até o cliente) e auxiliarem no processo de caixa sabendo manusear de forma correta os seus sistemas digitais. É importante possuir escuta ativa, ou seja, absorver e compreender o conteúdo falado, e empatia para que o cliente sinta-se acolhido e bem atendido no seu estabelecimento.

4- Denote qualidade no seu serviço

Transmita confiança ao seu cliente através da qualidade existente em seu supermercado. Sabemos que a definição de qualidade é relativa e depende diretamente do ponto de vista do preceptor. Entretanto, os fatores que mais transmitem confiabilidade em um ambiente como o supermercado são: limpeza, ações de controle de produtos, como a verificação da validade, condições de armazenamento, cuidados com temperatura, layout do seu espaço, e processos operacionais executados de maneira correta.

5- Invista em marketing

Realize campanhas que auxiliem e reforcem de maneira efetiva os valores do seu supermercado. Invista em marketing digital, promoções, e recursos audiovisuais. A criação de uma “imagem” da empresa impacta diretamente na divulgação “boca a boca”, pois os seus clientes irão fazer de tudo para que outras pessoas saibam do seu supermercado, e dos benefícios que podem ser encontrados nele.

6- Harmonização do ambiente

Para deixar o cliente confortável e chamar a atenção do mesmo, alguns gatilhos mentais podem ser utilizados. Insira no seu supermercado músicas calmas, isso faz com que os consumidores fiquem relaxados e andem mais devagar observando o local e os produtos; carrinhos grandes fazem com que o comprador sinta vontade de enche-lo; promoções dos produtos mais comprados no seu estabelecimento cria uma sensação de favoritismo com o cliente, o que faz com que ele se sinta importante;

Estas táticas transmitem sensações boas ao cliente e fazem com ele volte ao seu estabelecimento através de gatilhos inconscientes.

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Em vista de o que foi abordado, sinta a “vibe” do seu cliente e reaja conforme o mesmo se expressa para você. Todos esses fatores e gatilhos mentais citados podem ser adotados para melhorar o atendimento ao cliente, mas isso só é possível se todos os funcionários do seu estabelecimento aprenderem em conjunto para gerar um ambiente alinhado que proporcione conforto e satisfação.

Bem interessante, não é? O próximo passo é colocar em prática essas recomendações.

Em caso de dúvidas, fale com a gente, somos a solução!

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