Foi realizada uma visita no ambiente de trabalho, onde foi informado pelo operador portuário que a operação funciona em cinco processos sequencialmente: descarga do material; medição; enchimento do berço; cintagem; e armazenamento. A partir das informações coletadas no local da operação e disponibilizadas pela empresa, foi possível simular todo o seu processo.
Diante disso, foi traçado como objetivo do projeto a simulação das entradas e saídas de caminhões; tempo de processamento de materiais (madeira); tempos de espera/fila – para execução de cada etapa do processo; e a média de utilização dos recursos.
Para a execução dessas atividades foi feita uma simulação no software ARENA utilizando 10 repetições em um período de tempo de 1 dia, levando em consideração a carga horária diária de 16 horas. Outro dado importante que foi levado em consideração diz respeito a carga de cada caminhão, que definiu-se como 12 fardos de madeira, tendo um tempo de chegada ao porto igual a 1 hora e 28 minutos.
Através desses relatórios de simulação que foram gerados foi possível identificar gargalos operacionais que atrasavam o andamento das outras etapas do processo. Com isso, ao final do projeto foram entregues os relatórios de simulação, além de um vídeo de apresentação das mesmas. Também foram realizados testes no software para checagem da inclusão automática, venda, e saída no cadastro de estoque. Bem como o preparo de um manual de como gerar código de barra a cada mercadoria que chegar, para que os próprios funcionários passem a realizar os cadastros.
As etapas finais do projeto se basearam na organização do layout do estoque na estrutura que já existia na empresa e na reorganização dos produtos, conforme o volume de saída e outros aspectos que proporcionariam um melhor aproveitamento do espaço por parte do cliente. Por fim, foram entregues o relatório de giro de estoque com sugestões estratégicas para as melhores compras que o cliente pode realizar e um relatório final sobre o serviço realizado.